9 Dicas para melhorar seu consumo de ar

 

Em algum momento todos já observaram para guias e instrutores de mergulho com inveja e leve suspeita; eles devem estar escondendo um par de guelras em algum lugar, pois de que outra forma alguém poderia respirar tão pouco? E todos conhecem a temida pergunta quando voltamos de um mergulho: "Com quanto ar você terminou o mergulho?"

 

A boa notícia é que, se você se sentir como o único que sempre dá os polegares para cima antes de todo mundo, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar seu consumo de ar e fazer seus mergulhos durem mais:

 

# 1 Flutuabilidade: Para obter a flutuabilidade neutra, verifique seus lastros e certifique-se  que você está lastreado de acordo. Lutar contra problemas de flutuabilidade desprende um grande esforço, e constantemente inflar e desinflar seu BCD desnecessariamente, consome o ar de seu cilindro rapidamente.

 

# 2 - Cuide de seu equipamento: Verifique regularmente o seu equipamento para se certificar se não possui qualquer vazamento. Faça a manutenção do mesmo em uma empresa de confiança.

 

# 3 - Configure o seu equipamento: Busque diferentes posições de montagem até a a melhor configuração para que você consiga ficar o mais horizontal possível na água. Isto irá mantê-lo ágil na água e resultar em menos esforço enquanto mergulha.

 

# 4 - Minimalismo: Ao mergulhar, leve consigo estritamente o necessário para aquele mergulho, levar equipamentos que não serão utilizados só aumentam o peso e seu arrasto.

 

# 5 - Relaxe: Talvez o fator mais importante - reduzir o estresse e apenas aproveitar o passeio; reduzindo sua carga de trabalho sob a água, você vai reduzir seu consumo de ar.

 

# 6 - Slow Down: Fazendo movimentos de forma calma, lenta e deliberada vai ajudar você a manter sua taxa de respiração sob controle para que você ter respirações lentas, profundas e controladas.

 

# 7 - Se Manter Quente: Quanto mais frio sentir, maior seu consumo de ar para manter seu corpo quente. Lembre-se que você perde calor do seu corpo cerca de 20 vezes mais rápido na água do que no ar, por isso certifique-se de usar a roupa de exposição adequada para evitar sentir frio.

 

# 8 - Não Usar as Mãos: Não use suas mãos, use suas nadadeiras. Nadar com as mãos não irá te dar o deslocamente desejado, e só faz você aumentar o seu conusmo de ar desnecessariamente. (A exceção aqui, é claro, é se você tem limitações físicas e só pode utilizar as mãos para conseguir seu deslocamento).

 

# 9 - Mergulhe Mais: Quanto mais você mergulha, mais familiar você fica com seu equipamento, mais confortável você vai se sentir na água e, portanto, mais relaxado você estará em seus mergulhos (lembre-se o ponto # 5).

 

Então, da próxima vez que você mergulhar, tente praticar estes pequenos truques e em breve você vai conseguir ficar mais tempo no fundo, controlando melhor seu consumo de ar.

 

© 2014 - 2020 criado por Eric Meyer - Todos os direitos reservados.