Nitrox / EANx

 

Quais as vantagens de se enriquecer o ar para mergulharmos?

 

Maior tempo de fundo - O mergulho com ar enriquecido propicia ao mergulhador um maior tempo de fundo, mas não o possibilita ir mais fundo. Lembre-se que quanto mais fundo maior a pressão parcial de oxigênio e a possibilidade de intoxicação, o que é grave para o mergulhador. Diminuindo o percentual de nitrogênio que é um gás inerte não utilizável no processo respiratório e por este motivo capaz de trazer complicações serias ao mergulhador, quanto maior a quantidade de oxigênio na mistura, menos nitrogênio se respira, permitindo, portanto maior tempo de fundo. 
 
Menor intervalo de superfície e mais mergulhos repetitivos - O mergulho com ar enriquecido dá a vantagem de menor intervalo de superfície já que ao final do mergulho  você terá menos nitrogênio dissolvido e portanto a liberação desse nitrogênio pela respiração será mais rápida, te possibilitando maior numero de mergulhos.

 

Menos fadiga - O excesso de nitrogênio dissolvido pode trazer para alguns mergulhadores sintomas como fadiga e tonteira, muito antes de um MD (Mal Descompressivo), portanto mergulhar com ar enriquecido pode resultar para alguns em menos fadiga.

 

 

Nunca esqueça que para evitar riscos o melhor é fazer um mergulho seguro, planejar o seu mergulho e mergulhar o planejado. Estar dentro dos limites não-descompressivos, fazer parada de segurança, subir a uma velocidade adequada e evitar fumo, bebida alcoólica e desidratação.

© 2014 - 2020 criado por Eric Meyer - Todos os direitos reservados.